QUEM SOMOS

O Ministério Internacional Beth Chofesh, é um Ministério que consiste em congregações judaicas messiânicas, compostas de Judeus e Gentios observantes da Torah e que abraçaram a Fé em Yeshua como o Messias. O Nome Beth Chofesh significa “Casa da Liberdade ou Casa da Libertação”, fazendo jus a sua filosofia que é promover libertação espiritual, quebrando a escravidão às coisas mundanas e trazendo o temor ao Eterno.

O Ministério Internacional Beth Chofesh inicia-se nos Estados Unidos em 1997 no Estado de Nova Jersey, através do Rabino Felix Halpern e sua esposa Bonnie Halpern, almejando anunciar o Yeshua como o Messias de Israel para os judeus daquela área, e levar aos gentios ao conhecimento das Escrituras Judaicas e fomentar o amor por Israel.


Rabino Felix Halpern, nascido na Holanda em 1952, quando criança, sua família imigrou para os Estados Unidos, onde ele foi criado na região norte de Nova Jersey. Antes de viver pelo ministério em tempo integral, estabeleceu um carreira lucrativa nas indústrias de metais preciosos e diamantes localizados no International Diamond Center da cidade de Nova York. Foi imerso por quase duas décadas, em meio as comunidades de judeus ortodoxos e hassídicos, fortalecendo ainda mais o entendimento do coração de povo judeu. O Rabino Felix vem de uma herança judaica muito rica, a qual também está enraizada na resistência contra o poder nazista. Seu avô paterno era rabino ortodoxo e líder de uma prominente sinagoga na Alemanha, seus avós maternos estabeleceram um dos muitos movimentos de resistência subterrânea contra Hitler em toda a Holanda, mas foi lá também onde o pai recebeu o conhecimento e a compreensão de seu Messias enquanto estava escondido com outros judeus, depois de fugir milagrosamente da Alemanha.​​​​​​​

O Rabino Felix Halpern é escritor do livro “Restoring the Ancient Paths” inclusive traduzido para língua Chinesa, conferencista, Presidente do Metro Jewish Resources, ministério voltado ao treinamento de Kehilot no alcance a comunidade judaica e na aproximação de comunidades religiosas ao entendimento do Propósito do Eterno a nação de Israel. Ele é casado com a Rebbetzin Bonnie Halpern, nascida em 1956 em Long Island pioneira com seu esposo. Criada em uma casa judaica tradicional, mas ainda em sua juventude tomou a decisão de aceitar a Yeshua como o Messias. Ela tem um ministério voltada as mulheres treinando-as nas áreas de disciplinas domésticas, finanças, habilidades organizacionais. Como consultora na área de nutrição também atua no ministério para mulheres em kehilot fazendo palestras sob o tema "Chaves para a Saúde Física e Espiritual". O Rabino Felix e Bonnie Halpern estão casados há mais de quatro décadas. Eles têm duas filhas e um neto.

Em 2007 o Ministério Beth Chofesh foi trazido ao Brasil por intermédio do Rabino Bonney Cassady e do Rabino Berlandi, que visionando o crescimento do ensino da Torah e as Boas Novas do Messias, desbravam o Nordeste deste país, ensinando e pregando aos necessecitados da Palavra do Eterno.


Rabino Dr. Bonney Cassady, filho de pais judeus, professor de Línguas, tradutor e diretor da Petah Tikvah International para o Brasil, membro do Beit Din da UMJA (Estados Unidos), e presidente da UMJA para o Brasil, superintendente nacional da AAGIC. Casado com a Rebbetzin Aline Cassady, e pai de Yaakov Ariel Cassady e Livni Chanah Cassady.

Rabino J. Berlandi, filho de pais judeus, professor de história, conferencista, escritor diretor de publicações da UMJA, superintendente nacional da AAGIC e editor da revista Tikvah News. O Rabino Berlandi faz Obra de Missões no Brasil, liderando e ministrando em congregações pelo Brasil desde o início dos anos 90, com uma larga experiência ministerial. Juntamente com seu filho Dr. Bonney Cassady, iniciou uma nova missão em 2007, trazendo o Ministério Beth Chofesh para o Brasil.

• Procuramos proclamar o Messias ao servir a nossa comunidade


O Eterno nos chamou para fazer boas obras, e assim nós alcançaremos e serviremos a comunidade maior que nos rodeia. Proclamamos também as boas novas do Messias, e pelo mesmo motivo: porque Hashem deseja que compartilhemos com os outros o bem que Ele nos deu.


• Buscamos criar uma atmosfera de aceitação e amor.


Nós amamos, porque o Eterno primeiro nos amou, e é nosso desejo criar uma comunidade em que pessoas de todas as origens - judeus e gentios. Queremos viver em harmonia, mostrando aos outros a graça do HaShem expressada através de seu Filho, nosso Messias e Salvador.


• Buscamos adorar a Hashem com a verdade e com paixão


Queremos que os nossos serviços de culto sejam judeus na expressão, para refletir a herança que Hashemdeu aos filhos de Abraão, mas antes de qualquer coisaqueremos que nossa adoração nos una como uma comunidade centrada em Deus que experimentam a glória do Messias, não apenas nos cultos de adoração, mas em nossa vida cotidiana.


• Buscamos capacitar uns aos outros para construir o reino do Eterno


Nosso Messias proclamou que o primeiro seria o último, e o último primeiro, que aqueles que desejam liderar devem servir todos os outros. Os verdadeiros líderes não são chefes; ajudam os outros a crescerem; eles constroem uma comunidade baseada na paz e em não culpa ou vergonha. Não há conflito entre a Torah do Eterno, que estabelece padrões do certo e do errado, e a graça doEterno, que liberta nossos corações dos desejos do mal e nos capacita a fazer o que é certo.


Beth Chofesh está aqui para ajudar as pessoas em suas necessidades espirituais. Nosso objetivo não é tornar as pessoas religiosas. Em vez disso, é para mostrar como os ensinamentos da Bíblia são significativos para as pessoas de hoje. Nossa congregação ajuda as pessoas a se aproximarem do Eterno por:


• Estudando a Bíblia juntos;

• Cantando e adorando juntos;

• Visitando pessoas necessitadas;

• Ajudando famílias a viver melhores vidas;

• Ajudando a nossa comunidade.


A Beth Chofesh atua no Brasil, Estados Unidos, Israel e China, promovendo assim estudo da Palavra nos idiomas, inglês, português, hebraico e chinês.


DECLARAÇÃO DE MISSÃO

Construir e manter uma comunidade viva, santifica o nome do Eterno proporcionando o crescimento espiritual, social e educacional de uma instituíção diversificada.


DECLARAÇÃO DE VISÃO

- Crescimento: inspiramos os nossos membros a crescer tanto pessoal como espiritualmente.

- Halachah: Reconhecemos que a lei judaica, interpretada por nossa liderança rabínica, e as Sagradas Escrituras se tornam a autoridade suprema na nossa sinagoga.

- Acolhimento: criamos pro ativamente uma cultura comunitária calorosa e acolhedora.

- Aprendendo: reconhecemos que a aprendizagem ao longo da vida e o inquérito são essenciais para o crescimento judaico e criamos oportunidades para que cada membro se envolva no estudo da Torá.

- Oração: criamos oportunidades para que os membros tenham acesso a uma oração significativa e conexão com Hashem.

O CICLIO DE VIDA JUDAICO

- Comunidade: Criamos oportunidades para uma conexão social significativa com outros judeus e fomentamos a interação entre judeus de todas as origens e orientações religiosas.

- Tradição: somos motivados pelo respeito pela história e os costumes institucionais da congregação original.

- Responsabilidade: promovemos um senso de responsabilidade para a maior comunidade de Israel.

- Relações rabínicas: promovemos a importância do relacionamento rabino-congregante.

- Israel: apoiamos e abraçamos o retorno histórico da nação judaica à terra de Israel.

- Juventude: criamos um ambiente que inclui a nossa juventude na vida religiosa comunal e nutre os valores judaicos em nossos filhos.

- Chesed: Damos nossos recursos para proporcionar dignidade aos necessitados.

- Individualidade: abraçamos e valorizamos a individualidade dentro dos limites do judaísmo da Torá.

- Liderança: capacitamos nossos membros a contribuir com seus talentos e perspectivas para fazer a diferença em nosso tecido comunal.

Desde o nascimento à morte a Beth Chofesh observa as ocasiões sagradas nas vidas de nossas famílias. Assim como celebramos ocasiões alegres, como nomes de bebês e casamentos, também apoiaram nossas famílias em momentos de dor e sofrimento.


B’rit Milah é o ritual para circuncidar um bebê judeu e dar-lhe um nome no oitavo dia de vida B’rit milah é mais do que apenas o procedimento cirúrgico para remover o prepúcio. O ritual inclui bênçãos que afirmam a circuncisão como o símbolo central da aliança que liga Hashem e o povo judeu uns aos outros.


Simchat Bat  é o ritual para recebimento e agradecimento pela entrada de uma menina na aliança e também o momento especial que pode dar-lhe um nome. Ao contrário de b ‘rit milah  para um menino, não há nenhum requisito para uma data específica, mas aconselhamos que seja antes de um mês de nascido.


Bar / Bat Mitzvah – é o status de um menino judeu (bar mitzvah) ou menina (bat mitzvah) quando ele ou ela é maior de idade no âmbito religioso.  A congregação orgulha-se de nossa liderança grande parte do serviço.


Casamentos – Os casamentos judeus são mais do que uma cerimônia que anuncia uma mudança de status de solteiro para casado. A cerimônia de casamento transforma o casal em um símbolo do primeiro amor no Jardim do Éden e um símbolo da redenção prometida do mundo. 


Funerais. A tradição judaica define um roteiro flexível para aqueles que viajam através do processo de aflição de uma morte. Imediatamente depois de ouvir uma morte, um judeu recita a bênção: “Bem-aventurado o juiz da verdade”, um ato de aceitação da realidade do ciclo da vida e da morte .Período em que nossas congregações estão bastante presente na vida de seus membros.

​​​​​​​

A Congregação Beth Chofesh é filiada a UMJA e a CIADA, que vem desempenhando um trabalho sem fins lucrativos, o qual também não buscamos de nenhuma forma praticar proselitismo ou ludibriar pessoas para as trazer para nossas congregações, todas as decisões tomadas por aqueles que ingressam em nossas kehilot, é por livre decisão com convicção e alegria.